Recuperação Estrutural

Corrosão

Recuperação Estrutural

ONDE OCORRE A CORROSÃO ESTRUTURAL ?
A corrosão ocorre nas estruturas em concreto armado, principalmente em vigas e colunas expostas ao tempo, mas ocorrem também em lajes.

 PORQUE HÁ CORROSÃO NA FERRAGEM DA ESTRUTURA ?
A razão principal é o não distanciamento (necessário pelo menos 1,5 centímetros) entre a armação da estrutura (ferro) e a forma (madeira) durante a construção do edifício.
Não havendo cobertura de concreto suficiente, haverá micro fissuras nesta cobertura, local onde penetra a umidade, ocasionando assim a corrosão da armadura da estrutura (ferro).
O processo de corrosão causa o aumento de volume da armadura que por sua vez causa o rompimento da cobertura em concreto.

COMO RESOLVER TAL PROBLEMA ?
A solução não é simples.   Não basta quebrar, pintar o ferro e colocar nova argamassa de areia e cimento.  O problema voltará sem dúvida nenhuma.  Para resolver definitivamente o problema é necessário proceder da seguinte maneira:
* NO CONCRETO    - retirar o concreto “RUIM” e preparar o concreto “BOM” para receber a argamassa polimérica inerte;
* NO FERRO  - inibir totalmente a ferrugem do ferro danificado e ou repor o ferro danificado;
* ENCHIMENTO  - preencher o vão com argamassa inerte (substitui o concreto), de modo a nãoperder sua função estrutural (não executar com areia e cimento).

QUE PRODUTO UTILIZAR ? 
Necessitamos de um produto que seja inerte (não reaja com o concreto e não ataque o ferro), seja resistente à compressão (mínimo de 25 MPa), seja impermeável, e que dê muito boa aderência.

QUEM APLICA ESTES PRODUTOS ?
Para obter bons resultados da aplicação destes produtos há necessidade de mão de obra especializada e treinada.

QUAL É A GARANTIA DESTE SERVIÇO ?
A garantia é de 5 anos contra futuras corrosões, ressalvadas movimentações estruturais anormais devido a recalque de sapata, rebaixamento de lençol freático ou estaqueamento de edifícios vizinhos.