Técnica Manta Asfáltica

Nota 10 - Impermeabilização com Manta Asfáltica

Técnica Manta Asfáltica

Nota 10 -    Principais Características da Aplicação de Manta Asfáltica ....



O QUE É MANTA ASFÁLTICA ?

  • É um material destinado a impermeabilização de lajes adquirido em forma de rolo com 10 (dez) metros de comprimento por 1 (um) de largura, totalizando 10 (dez) m2.

  • É um produto amplamente utilizado no Brasil para impermeabilização de lajes e está normatizado pela ABNT, e foi desenvolvido há anos em substituição a asfalto derretido da decada de 50, e substituido por asfalto modificado co polímeros.

  • Vale salientar que nenhum país da Europa e dos EEUU utilizam e especificam este material, apenas 2 ou 3 países no Mundo o utilizam.

  • Aqui no Brasil, tendo sido usado por muitos anos e considerando a ausência econômica de alternativas, nossos técnicos estenderam seu uso para CAIXAS D'ÁGUA  e PISCINAS, o que se caracterizou um GRANDE ERRO TÉCNICO, pois, se em laje é especificado pela norma ter obrigatoriamente uma massa de regularização, indica que a manta asfáltica NÃO PODE EMPOÇAR ÁGUA.

  • Em Piscinas, Caixas d’Dágua e Jardineiras o material de impermeabilização à ser utilizado é produto na base de cristalização NOTA.10.IMPERMEABILIZAÇÃO POR CRISTALIZAÇÃO


COMO UTILIZAR A MANTA ASFÁLTICA ?

  • A principal utilização da manta asfática é a impermeabilização de lajes.

  • A condição básica da aplicação da manta asfáltica é que seja aplicada em superfícies que não empoçam água, pois diminuiria a durabilidade dos serviços aplicado.

  • Portanto ao impermeabilizar uma laje com Manta Asfáltica, temos que executar a massa de regularização em cima da superfície à impermeabilizar, de modo que as águas de  chuva e de lavagem tenham queda para os ralos.


MANUTENÇÃO DE MANTA ASFÁLTICA ?

  • Em algum DEFEITO de uma manta asfáltica aplicada na massa de regularização, a água que passar neste defeito encontrará a massa de regularização na qual foi colada.

  • Com o tempo esta água que passou pela manta ... irá descolar a manta asfáltica, e encontrará o concreto da laje (não impermeabilizado), vazando então no teto da laje (local que será visível ao cliente), caracterizando a necessidade da manutenção da manta asfáltica.

  • Na manutenção da manta asfáltica é previsto APENAS  a substituição da ÁREA TOTAL da laje, pois como vimos no item acima a "a água do furo da manta caminhou pela massa deslocando o ponto do defeito com o ponto que o vazamento apareceu.

  • Assim sendo, o custo da manutenção é TOTAL para refazer a manta asfáltica. 

  • Observamos que em uma manutenção de manta asfáltica, um prestador de serviços terá que desembolsar TODO CUSTO da nova execução completa da manta asfáltica, APENAS PORQUE OCORREU UM PONTO COM DEFEITO NA MANTA.

  • É por esta razão que aplicamos a nova técnica de impermeabilizar lajes denominada de IMPERTOTAL.


ALGUMAS PROBLEMAS DA MANTA ASFÁLTICA

... Quanto a Aplicação

  • Só pode ser aplicada em massa de regularuzação que tenha escoamento para ralos.

  • Para aplicar a manta asfáltica na massa de regularização, um primer asfáltica é aplicado para criar a ponte de aderência para sua fixação.  Vale salientar que a manta asfáltica "NÃO COLA" na massa, e sim "ADERE" de modo a facilitar a execução do serviço de colagem das tiras de manta asfáltica, mas que não impede da água de um defeito se deslocar por baixo dela.

  • Ao executar as emendas das tiras (1m de largura) de manta asfáltica com a utilização de maçarico, pode ocorrer super exposição ao fogo, enfraquecendo assim a emenda que causa a diminuição de vida útil.

... Quanto ao seu Uso ao Longo do Tempo

  • Em um DEFEITO de emenda, o vazamento se desloca pela massa e quando aparecer na laje (PONTO DO VAZAMENTO) nunca se sabe onde é o defeito na manta, nos obrigando a substituir TODA ÁREA da laje.

  • Com o tempo e à exposição ao sol a manta asfáltica “endurece” e trinca de sua composição e trinca.

  • Ao observar um vazamento de laje impermeabilizada com manta asfáltica, mesmo substituindo TODA a manta asfáltica, NÃO TEMOS CERTEZA que vamos solucionar aquele vazamento. Isto se deve às construções existentes embaixo da manta asfáltica, no meio da massa de regularização, construções estas identificadas na NOTA.3/6.ERROS.CONSTRUTIVOS  


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